PERGUNTAS FREQUENTES

Encontre respostas para todas estas perguntas e dúvidas que você possa ter sobre soja e nossos produtos.

1

Os produtos Sojasun contêm lactose?

Nossas gamas: Natural, Frutas, Sobremesas e Sojasun Bebidas são 100% vegetais e naturalmente, sem lactose. Além disso, eles são uma fonte de proteína e cálcio, constituindo uma excelente alternativa aos produtos lácteos para pessoas com intolerância.

2

Os produtos Sojasun contêm glúten?

Estamos cientes do problema que o glúten representa para pessoas intolerantes; É por isso que desenvolvemos uma política de controle de riscos alimentares que nos levou, durante anos, a apostar na prevenção. Pedimos, sobretudo aos nossos fornecedores, garantias renovadas em relação à ausência de vestígios de glúten.

produtos Sojasun que não contêm glúten são:
-Natural e Frutas: são inteiramente ‘glúten – livre’, com a única exceção de produto Muesli e frutas.
-Postres: baunilha, chocolate, café, praliné, creme de baunilha
-Aid culinária: creme UHT e mordidela vegetal (Machado vegetal)
-Bebidas: natural, cálcio, baunilha e chocolate
-Hamburguesas soja
prepardos -Platos: pimentão

produtos Sojasun contendo glúten são:
-Muesli e frutos
-Hamburguesas microondas (tomate e Caril)
-Platos preparado: Cuscuz típica e

Em relação as fibras de trigo presentes na lista de ingredientes de alguns dos nossos produtos são ‘glúten garantida’, uma vez que estas fibras são separadas completamente a partir de proteínas de trigo, em que o glúten é presente.

3

Qual é a origem dos aromas usados nos produtos Sojasun?

Em Sojasun não usamos sabores ou aromas artificiais na fabricação de nossos produtos, apenas naturais ou idênticos aos sabores naturais. Em nosso processo de melhoria contínua, estamos gradualmente substituindo os aromas idênticos aos naturais por aromas totalmente naturais, eliminando assim os conservantes das fórmulas de nossas receitas. Assim, a maioria dos nossos produtos é livre de ingredientes artificiais, exceto Muesli e frutas, banana, baunilha, café e bebida de chocolate.

4

O cálcio fornecido pelos produtos Sojasun é equivalente ao dos produtos lácteos?

As variedades Natural, Frutas, Sobremesas e Bebidas da Sojasun são ricas em cálcio com um mínimo de 120 mg por 100 gramas, ou 15% da ingestão diária recomendada para um adulto (CDR = 800 mg / dia). Este montante é equivalente ao dos produtos lácteos. Alguns dos nossos produtos contêm mais cálcio: Sojasun Calcium (contém 144 mg de cálcio por 100 ml, ou um terço da dose diária recomendada de uma tigela de 200 ml.)

Os produtos de soja são naturalmente pobres em cálcio. O cálcio que escolhemos para enriquecer os nossos produtos é o fosfato de cálcio, que tem uma capacidade de absorção equivalente à do leite.

5

Os produtos Sojasun são fermentados?

Nossas linhas Natural e Fruit são fabricadas através de um processo de fermentação similar à fermentação do iogurte. Os outros produtos Sojasun não são submetidos a fermentação.

Às vezes é dito que você tem que evitar a soja não fermentada. Embora seja verdade que a soja crua contém fatores antitripsina e fitatos (fatores “antinutricionais” que limitam a absorção de certos nutrientes), é útil saber que o processo de fabricação de todos os nossos produtos elimina esses compostos através do descasque. , imersão e cozinhar grãos de soja.

6

Nas suas variedades Natural e Frutas, a presença de fermentos lácteos é indicada, isso significa que eles contêm leite?

Os fermentos são microrganismos vivos, ou seja, não são de origem animal nem de origem vegetal. As cepas usadas pela Sojasun foram selecionadas por sua capacidade de fermentar a soja. Eles dão ao produto sua textura, cremosidade e sabor sutil. Essas enzimas são chamadas de “lácticas” ou “leite”, porque têm a capacidade de fermentar leite e, além disso, outros ingredientes, como chucrute, kefir, molho de soja, etc.

Todos os produtos da gama Sojasun são garantidos como 100% vegetais e não contêm leite ou vestígios de leite.

7

Os rebentos de soja têm os mesmos valores nutricionais que os produtos de soja?

Não. A soja que usamos em Sojasun para fazer nossos produtos à base de soja, é uma leguminosa (Glycina max), mais comumente conhecida como soja amarela. Os brotos de feijão são provenientes de outra família (Phaseolus Mungo) e são um pequeno feijão semelhante a lentilhas e que consumimos, principalmente, em saladas. Não tem nada a ver com os grãos usados ​​para fazer produtos à base de soja, são duas plantas diferentes. Os brotos de feijão mungo não possuem as mesmas propriedades nutricionais que a soja.

8

Que são os "carragenanos" e "grãos de guar" presentes nos ingredientes de alguns produtos Sojasun?

São espessantes que se encontram na nossa gama de sobremesas (Chocolate, Baunilha, Café…), que se utilizam para dar-lhes textura. Os ‘grãos de guar’ são extraídos de uma planta leguminosa originária da India (Cyamopsis tetragonolobus L. Taub) que se cultiva em regiões tropicais. E os ‘carragenanos’ são um espessante de origem natral: derivados das algas vermelhas.

Obviamente, estes dois aditivos naturais froam previamente autorizados para uso a nível alimentar. Para obtr esta autorização, o solicitante deve demonstrar que o uso do aditivo é necessário no processo tecnológico e que não implica nenhum dano para a saúde. É somente após esta avaliação científica que os aditivos recebem a sua aprovação europeia.

9

Qual é a origem da soja utilizada para elaborar os produtos Sojasun?

Os grãos de soja utilizados para fabriar os produtos Sojasun são provenientes de agricultura francesa. São cultivados no centro e sudoeste de França. A proximidade das regiões permite-nos ter um maior controlo sobre a qualidade do produto e limitar o impacto ambiental do transporte.

A Sojasun trabalha em esttreita colaboração com os seus fornecedores de soja. O agricultor compromete-se com a Sojasun numa política SEM OGM (soja não modificada geneticamente), e também nos métodos de cultivo, sempre respeitadores do meio ambiente. Além de ser cultivada em França, os nosos grãos de soja são preparados na Bratanha, perto de Rennes.

10

A soja utilizada para a elaboração dos produtos Sojasun foi geneticamente modificada?

Não, desde 1995, colocámos em marcha uma cadeia de fornecimento dos nossos grãos de soja que são analizados em cada etapa do processo, garantindo assim a ausência de organismos modificados geneticamente (OGM) nos produtos Sojasun.

Este processo é validado por uma auditoria externa independente, internacionalmente reconhecida (SGS). Na embalagem dos nossos produtos, poderá detetar o logo “Soja francesa sem OGM”, que o garante.

11

Tenho o colesterol alto. Posso consumir alimentos à base de soja?

Os produtos Sojasun estão totalmente indicados neste caso porque não contêm colesterol (o que permite limitar o consumo alimentar de colesterol) e o seu conteúdo em gorduras saturadas é escasso, além de conter gorduras Omega-3 e proteínas vegetais.

Assim, certos países, como EE.UU. ou o Reino UNido, autorizam os fabricantes de alimentos á base de soja a colocar nos seus produtos uma indicação de que o consumo de 25gr de proteínas de soja por dia (ou 6,25gr por porção de alimento) ajuda a diminuir o nível de colesterol circulante, no contexto de uma alimentação pobre em lípidos, gorduras saturadas e colesterol. Entre os nossos produtos, os Hamburgueres Sojasun são as mais ricas em proteínas de soja, com 17gr de proteínas por hamburguer.

No que concerne aos restantes produtos Sojasun, recomendamos a Sobremesa fermentada Naturall, que não tem colesterol, com um baixo conteúdo em lípidos e gorduras saturadas, e que representa uma fonte batual de ácidos gordos Omega-3. Além disso, recomendamos a utilização de Sojasun Nata para substituir as gorduras habituais, pela sua riqueza em ácidos gordos essenciais e porque contém somente 17% de matéria gorda. Finalmente, ao cozinhar pode utilizar as Bebidas Sojasun Natural (para receitas salgadas), Sojasun Cálcio (para receitas doces) ou suas bebidas quentes e frias.

12

Os produtos de soja são adequados para o consumo infantil?

A soja é um alimento que ainda não se encontra plenamente incluído na nossa cultura e hábitos alimentícios. Por isso, é compreensível e natural perguntar acerca das crianças. Os pediatras e os especialistas estão de acordo em que a partir da idade de um ano, os alimentos com soja podem introduzir-se pouco a pouco na dieta das crianças durante a etapa de diversificação, assim como outros alimentos de consumo comum. Se se lhes proporciona proteínas de boa qualidade nutricional e baixas em gorduras saturadas, estas encaixam perfeitamente no contexto de uma dieta variada e equilibrada, e um estilo de vida saudável. Como todos os alimentos, os produtos à base de soja deveriam entrar progressivamente na alimentação de seu filho, seguindo os conselhos do seu pediatra.

13

É verdade que a soja contém hormonas?

Os grãos de soja, tal como outros vegetais (como grão ou lentilhas) contêm, de forma natural, substâncias chamadas “isoflavonas”. Estas isoflavonas são antioxidantes que têm diferentes propriedades, como muitos polifenoles que consumimos todos os dias através de frutas e legumes.

As isoflavonas são semlhantes às hormonas femininas, o que lhes dá uma baixa atividade hormonal. Mas o consumo normal de produtos à base de soja como parte de uma dieta variada e equilibrada não tem nenhum efeito sobre o funcionamento hormonal. No entanto, é reconhecido que o consumo entre 1 a 3 produtos de soja por dia proporciona benefícios reais para a saúde.

14

Podemos conusmir soja durante a gravidez ou no período de lactação?

Exceptuando situações específicas de saúde, não há nenhuma contra-indicação ao consumo de alimentos de soja durante a gravidez ou lactação, sempre respeitando as regras de uma dieta alimentar equilibrada: diversificação de alimentos, quer dizer, não consumir unicamente uma categoria de alimentos. Para um caso individual, por favor, consulte o seu médico para aconselhamento sobre alimentação e nutrição adaptada às suas necessidades específicas.

15

Li que a soja é boa para as mulheres durante a menopausa. Podem dar-me mais informação a esse respeito?

A menopausa, que aparece em torno de cinquenta anos, é definida como a cessação total da função reprodutiva das mulheres. Fisicamente, manifesta-se em uma redução da secreção de hormonas femininas: estrogênio. Esta cessação da secreção de estrogênio envolve uma série de manifestações mais ou menos visíveis:

-Afrontamentos são, certamente, o mais visível e incomodativas. Traduzem-se numa sensação de calor no peito e no rosto.

-Outra consequência do declínio hormonal é a osteoporose. A osteoporose traduz-se numa descalcificação progressiva dos ossos que acarreta, num estágio avançado, risco de fraturas mais ou menos graves (colo do fêmur, etc).

A menopausa também gera pele seca e membranas mucosas, e outros sintomas, tais como alterações de humor, ganho de peso, etc.

16

A soja e a menopausa.

A soja contém, naturalmente, uma categoria de polifenóis, as “isoflavonas”, muitas vezes classificadas como fitoestrógenos; essas substâncias naturais têm a particularidade de se parecer com os estrogénios femininos.

Na Ásia, onde a dieta tradicional contém grandes quantidades de soja, mulheres na menopausa têm menos afrontamentos do que as mulheres ocidentais na menopausa. Além disso,ocorrem menos casos de osteoporose. Vários fatores, entre eles a alimentação, podem contribuir para isso. A soja faz parte dos factores aliementares do estudo. Na verdade, vários estudos têm demonstrado que o consumo diário de alimentos à base de soja reduzem a frequência e intensidade dos afrontamentos entre certas mulheres na menopausa.

Outros apontam para um efeito favorável de alimentos à base de soja na densidade mineral óssea. No entanto, ainda é cedo para dizer que uma dieta rica em soja pode ajudar a prevenir a osteoporose.

17

O meu filho é alérgico ao leite de vaca. Pode consumir produtos de soja?

Se tem filhos com alergia comprovada, sugerimos que verifique com a ajuda de seu pediatra, que não têm alérgia à soja.

Os produtos Sojasun não são formulados para atender as necessidades nutricionais específicas de crianças menores de 1 ano. No entanto, eles se encaixam perfeitamente no quadro de uma dieta variada e equilibrada e um estilo de vida saudável. As regras são as mesmas que para outros alimentos: a introdução gradual na dieta de crianças e a maior diversidade possível em sua dieta. Se o seu filho é alérgico, a introdução da soja na sua dieta será de froma mais tardia e prudente. Como todos os alimentos, os produtos de soja devem entrar gradualmente na dieta do seu filho. Com a ajuda do seu pedriatra poderá definir como integrar os produtos Sojasun na alimentação de seu filho.

18

Tenho problemas com a digestão de produtos lácteos. Posso consumir produtos à base de soja?

Existem pessoas intolerantes à lactose ou com problemas par a digerir, quiçá seja uma dessas pessoas. Os produtos Sojasun com Frutas, Prazer e as bebidas Sojasun não contêm lactose e o seu teor de fibras é de 1g / 100g, ou até menos dependendo do produto. Como resultado, os produtos Sojasun são especialmente bem tolerados no sistema digestivo.

Quanto às contribuições de cálcio, os produtos Sojasun com Frutas, Sojasun Vitalidade, Sojasun Prazer, as bebidas (exceto a Bebida Natural) e os Pratos cozinhados contêm 120 mg de cálcio / 100 gr, ou seja, 15% da quantidade diária recomendada. A título de ilustração, é a mesma quantidade encontrada em 100 ml de leite. Portanto, não há risco de deficiência de cálcio se consumir os produtos Sojasun.

19

Quantos produtos de soja poso consumir por dia?

Tal como acontece com todos os alimentos, o consumo de soja é benéfico em termos de uma dieta equilibrada e saudável. A chave é a diversisidade, sem excluir alimentos e sem consumir apenas um tipo de alimento.

No geral, os produtos Sojasun são ricos em benefícios nutricionais: contribuição de proteínas vegetais de boa qualidade nutricional,sem lactose, baixo em ácidos gordos saturados (ajuda a manter o colesterol), e ácidos gordos insaturados (incluindo os ácidos gordos Omega-3 ). Além disso, as alternativas ao Iogurte, as Sobremesas e as bebidas Sojasun são ricos em cálcio, e são equivalentes para aos produtos lácteos correspondentes. Estas são as características que tornam interessante o o valor nutricional dos alimentos de soja.

A chave para uma boa dieta reside na sua diversidade, e a soja se enquadra-se facilmente nesse equilíbrio. Assim, para um adulto saudável é saudável consumir produtos de soja de forma equilibrada, o que é geralmente corresponde a 2 a 3 produtos Sojasun por dia.

20

Sou diabético, que produtos Sojasun posso consumir?

Se é diabético dependente de insulina e consome soja na sua condição, provavelmente o seu médico aconselhou-o a fazer uma dieta que lhe proporcione alimentos que minimizem as variações glicémicas, dentro de uma dieta equilibrada. Em geral, é aconselhável adotar uma dieta normal em hidratos de carbono, baixa em calorias e limitar a ingestão de açúcares simples (o seu médico recomendar-lhe-á o limite de açúcar ou sacarina).

Dentro da nossa gama de Sobremesas e Bebidas, apenas a Sojasun Natural e a Bebida Natural não contêm açúcares adicionados, pelo que têm um nível baixo de açúcar (0,7 g de açúcares por embalagem para a Sobremesa e 0,4 g por 100 ml para a Bebida). As especialidades Sojasun Fruta contêm açúcares adicionados, 10 g em média por embalagem de 100 g.

21

Pode incluir-se a soja num regime hipocalórico?

Os produtos Sojasun ajudarão a conseguir diariamente uma aliemntação mais leve sem sacrificar o prazer, um fator-chave para conseguir manter a linha:

-Nossas especialidades fermentadas, sãofonte de proteína e são pobres em matéria gorda e gorduras saturadas, e equilibradas em proteínas e lipídos (igual a 1,6). Há que considerar uma média de 80 kcal e 12 gr de glúcidospor embalagem em toda a gama de Frutas, excepto a Natural, que tem somente 50 kcal e apenas 2 gr de glúcidos e que, como toda a gama, é enriquecido com cálcio (15% da quantidade diária recomendada por embalagem). Um pouco mais energética, a gama Prazer é ideal como capricho para consumir de vez em quando, com uma média de 95 kcal por embalagem e uma relação proteínas/lipídios equivalente (1,7).

-Também as Bebidas Sojasun uma boa fonte de proteína e possuem um baixo teor de lipídios (com uma relação proteínas / lipídos igual a 1.7). Um copo de 150ml de bebida Sojasu Cálcio contém 5,7gr de proteínas e contém aproximadamente 1/4 da contribuição diária recomendada em cálcio para 70 kcal.

-Na nossa gama de pratos preparados, os Hambúrgueres Sojasun são os mais ricos em proteínas, com 17 gr de proteína por hamburger (ou seja, 1/3 da dose diária recomendada), uma boa relação proteína/lipídos (igual a 3) e pobre em gorduras saturadas. A sua vantagem, em relação a um produto equivalente de origem animal é o seu conteúdo rico em fibras: 7gr de fibra por hambúrguer e menos de 40 kcal. Este é um prato perfeito para uma refeição ligeira que simultaneamente sacia.

Para uma cozinha ligeira e apetitosa, pode utilizar Sojasun Cuisine em detrimento das gorduras habituais. Com 17% de matéria gorda, é o equivalente a uma nata ligeira e além disso rica em ácidos gordos. Contém 30 kcal e 3 gr de lípidos por colher de sopa.

22

É recomendado o uso de soja em casos de gastroentrite?

As Bebidas e Sobremesas fermentado Sojasun não contêm lactose (não presente nos grãos de soja) e têm um teor de fibra de cerca de 1 gr / 100 gr, e inclusivé, menos dependendo do produto (0,5 gr / 100 ml no caso da bebida de cálcio Sojasun). Por tudo isto, os produtos Sojasun são particularmente bem tolerados pelo sistema digestivo.

Em casos de gastroenterite, recomendamos, emprimeiro lugar, que consulte o seu médico para aconselhamento dietético personalizado.

Como regra geral, é dada prioridade ao consumo de líquidos (bebidas, sopas), a fim de neutralizar a desidratação (perda de água e sais minerais), antes de voltar a ingerir alimentos sólidos. Em seguida, recomenda-se seguir uma alimentação não-irritante para o cólon, baixa em fibras fermentáveis (a fermentar no cólon, provocam a presença de água no intestino e eagravam a diarreia). Não se aconselham alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, vegetais crus, frutas e sumo de frutas (exceto banana e maçã sem pele). Também não se aconselham alimentos com propriedades laxantes (como sumo de ameixa). posteriormente, aconselha-se o consumo de alguns legumes cozidos (principalmente cenoura), arroz e massas, como um regresso gradual a uma alimentação normal.

Neste contexto, o consumo de bebidas Sojasun, dado o seu baixo conteúdo em fibras, não implica qualquer problemas de tolerância digestiva e contribui para reidratar o orbanismo. Pode alterná-las com a ingestão de outros líquidos como água (de alto conteúdo de minerais, para compensar as perdas minerais) e sopas.

23

Podem aquecer-se ou utilizar bebidas à base de soja para cozinhar?

Sim, as bebidas de base soja podem ser utilizada como outros leites. Podem ser aquecidos numa panela, no microondas ou utilizá-las para preparar gratinados, sobremesas lácteas, bechamel, massas para crepes, etc.

A Bebida Sojasun Natural pode ser utilizada para pratos salgados ou doces, e a Bebida Sojasun Cálcio deve ser reservada para preparados doces, já que é ligeiramente doce (pode ocorrer a bebida coagule quando se adicionar chá ou café, dependendo da marca de chá ou café.)

24

Podem congelar-se os pratos preparados Sojasun?

As gamas de produtos Sojasun como os Hambúrgueres de soja, os Pratos Preparados ou o Picado Vegetal, podem ser congelados. No entanto, a fim de não alterar a textura e sabor do produto, recomendamos que não se mantenham demasiado tempo no congelador.

25

O que significa o Nº6 registado nas ambalagens de produtos frescs Sojasun? Este plástico contém algum bisfenol A ou ftalatos.

A embalagem é feita de poliestireno e não contém bisfenol A nem ftalatos. Temos os certificados dos fornecedores de plástico que nos permitem garantir isso.

26

Gostaria de saber porque as embalagens das gamas Natural, Frutas e Sobremesas Sojasun têm estrias.

As finas estrias nas ambalagens Sojasunexistem por uma razão concreta: ao fazer embalagens mais rígida, as estrias pode limitar a espessura do plástico utilizado e obter um recipiente transparente para que se possa ver o conteúdo. É uma técnica adotada tanto do ponto de vista ecológico como estético.

27

Onde posso encontrar os produtos Sojasun?

Nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor está disponível para informá-lo sobre os pontos de benda mais próximos do seu somicílio, onde pode encontrar os nossos produtos.

Serviço ao consumidor Sojasun:

Email: consumidor@triballat.com

Telefone: 0034 91 644 40 58